Lista de tópicos

  • Recursos Educativos online

    A OBio é uma instituição profissional sem fins lucrativos e este repositório é o resultado de uma pesquisa na WEB por materiais já existentes e acessíveis que apenas divulgamos. Tivemos o cuidado de verificar os direitos de cópia, mas caso encontre algum material sujeito a direitos de autor que não devesse estar aqui incluído, agradecemos que nos comunique de imediato para que possa ser avaliado e eventualmente retirado.


  • Biologia Geral

    .

  • Bases de Dados

  • Ecologia

  • Editoras (contendo recursos gratuitos)

  • E-Learning from Natures

    Projecto financiado pela Comissão Europeia e pela Agência Nacional Erasmus+ Italiana que tem como objectivos promover uma abordagem pro-activa dos alunos na aprendizagem de temas científicos, com propostas de metodologias inovadoras para os professores.

    http://enature.pixel-online.org/impianto/img/testa.jpg
    • Genética

      A Nova Genética é uma publicação do National Institute of General Medical Sciences, que foi traduzido e adaptado  para a Casa das Ciências em 2013, por Diana Barbosa.

      Nova Genética


      ______________________________________________________________

      O National Human Genome Research Institute (NHGRI) disponibiliza um conjunto de vídeos que podem auxiliar, professores e alunos, na iniciação à genética.

      Neste caso temos uma forma simples de extração e visualização de ADN a partir de morangos. Os reagentes utilizados podem facilmente ser encontrados em casa.


      Este video e outros do mesmo Instituto têm Licença Creative Commons o que permite a sua reutilização. 

      Mais informação em: http://www.genome.gov/activities/

      ______________________________________________________________

      Covid-19 - Conhecer os germes

      O NephCure Kidney International, apresenta uma vasta coleção de vídeos educativos, entre eles um video que simula a ação de "germes" nas nossas mãos e que mostra como a lavagem é importante nestes momentos em que vivemos.


      Mais informação em https://www.youtube.com/user/Nephcure

      ______________________________________________________________


      O ASHG, Associação Americana de Genética Humana, disponibiliza no seu site um conjunto de recursos para o ensino da genética.


      https://www.ashg.org/discover-genetics/